Uma Obra de Saturno
by Immanuel
Johann Isaac Hollandus De “Of Natural & Supernatural Things”. Londres, 1670. Transcrito por Joshua Ben Arent
O Prefácio
Caro leitor,
Os Filósofos escreveram muito sobre seu Chumbo, que é preparado a partir do Antimônio, como Basílio ensinou; e sou da opinião de que esta Obra Saturnina do excelentíssimo Filósofo M. John Isaac Holland não deve ser entendida como o Chumbo comum, (se a matéria da Pedra não for muito mais considerada), mas sim como o Chumbo dos Filósofos. Se o Saturno vulgar é ou não a Matéria da Pedra Filosofal, você encontrará satisfação suficiente nos 17 Considerações ou Documentos subsequentes. Esta obra é publicada para o benefício de todos os Amantes desta Arte, pois explica e declara a Pedra do Fogo. Saúdações.
Uma Obra de Saturno
Meu filho deverá saber que a Pedra chamada Pedra Filosofal vem de Saturno. Portanto, quando ela estiver aperfeiçoada, faz projeção tanto no corpo humano contra todas as doenças, que possam atacá-lo por dentro ou por fora, sejam quais forem ou por qualquer nome chamadas, assim como nos metais imperfeitos.
E saiba, meu Filho, como uma verdade, que em todo o trabalho vegetal não há segredo maior ou mais elevado do que em Saturno; pois nós não encontramos aquela perfeição no Ouro que existe em Saturno; porque, internamente, ele é um bom Ouro, nisso todos os Filósofos concordam, e ele não precisa de mais nada, senão que você remova primeiro o que é supérfluo nele, ou seja, sua impureza, torne-o limpo, e então vire seu interior para fora, que é sua vermelhidão; então ele será um bom Ouro; pois o Ouro não pode ser feito tão facilmente quanto Saturno, pois Saturno é facilmente dissolvido e coagulável, e seu Mercúrio pode ser facilmente extraído, e este Mercúrio, sendo purificado e sublimado, como usualmente se faz com o Mercúrio, digo-lhe, meu Filho, que este Mercúrio é tão bom quanto o Mercúrio extraído do Ouro, em todas as operações; pois, se Saturno for Ouro internamente, como de fato é, então seu Mercúrio deve ser tão bom quanto o Mercúrio do Ouro. Portanto, digo-lhe que Saturno é melhor em nosso trabalho do que o Ouro; pois, se você quisesse extrair o Mercúrio do Ouro, precisaria de um ano para abrir o corpo do Ouro antes de extrair o Mercúrio, e o Mercúrio pode ser extraído de Saturno em 14 dias, sendo ambos igualmente bons.
Se você quiser fazer um trabalho somente com Ouro, deverá trabalhar nele por dois anos inteiros para que fique bem feito; mas você pode finalizar um trabalho de Saturno em 30 ou 32 semanas no máximo. E, estando ambos bem feitos, são igualmente bons; Saturno não custa nada ou custa muito pouco, requer pouco tempo e pouco trabalho; isso digo-lhe em verdade.
Meu Filho, guarde isso em seu coração e entendimento, este Saturno é a Pedra que os Filósofos não nomeiam, cujo nome é oculto até hoje; pois, se seu nome fosse conhecido, muitos iriam operar, e a Arte se tornaria comum, porque este trabalho é breve, barato e simples.
Por esta razão o nome permanece oculto, por causa do mal que poderia surgir disso. Todas as parábolas enigmáticas que os Filósofos falaram sobre uma Pedra, uma Lua, um Forno, um Vaso, tudo isso é Saturno; pois você não deve adicionar coisa alguma estranha a ele, apenas o que vem dele. Portanto, não há pessoa tão pobre no mundo que não possa operar e promover este trabalho; pois a Prata pode ser facilmente feita de Saturno em pouco tempo, e, em um tempo um pouco maior, o Ouro pode ser feito dele. E, embora um homem seja pobre, ainda assim ele pode muito bem alcançá-lo e ser capaz de fazer a Pedra Filosofal.
Portanto, meu Filho, tudo de que precisamos está oculto em Saturno, pois nele está um Mercúrio perfeito, nele estão todas as cores do mundo, que podem ser descobertas nele; nele estão as verdadeiras cores preta, branca e vermelha, nele está o peso, Saturno é o nosso Latim.
Exemplo: O olho de um homem não pode suportar coisa alguma que seja imperfeita, por menor que seja, mesmo que seja o menor átomo de poeira, isso lhe causaria muita dor, que ele não conseguiria descansar. Mas, se você pegar a quantidade de um grão de feijão de Saturno, raspá-lo suavemente e colocá-lo no olho, não causará dor alguma; a razão disso é porque ele é internamente perfeito, assim como o Ouro e as Pedras Preciosas. Por meio desses e outros discursos, você pode observar que Saturno é a nossa Pedra Filosofal, e o nosso Latim, do qual o nosso Mercúrio e nossa Pedra são extraídos com pouco trabalho, pouca arte e pouca despesa, e em pouco tempo.
Portanto, advirto você, meu Filho, e todos aqueles que conhecem seu nome, que o ocultem das pessoas, em razão do mal que poderia surgir; e você deverá chamar a Pedra de nosso Latim, e chamar a Água de Vinagre, na qual nossa Pedra deve ser lavada; esta é a Pedra e a Água sobre as quais os Filósofos escreveram tantos volumes grandiosos. Há muitos e diferentes trabalhos na Pedra Mineral, e especialmente naquela Pedra que Deus nos deu gratuitamente, sobre a qual tantas parábolas estranhas foram escritas no Livro Mineral.
Mas esta é a verdadeira Pedra que os Filósofos procuraram, porque ela faz projeção sobre todos os metais imperfeitos, especialmente sobre o Mercúrio rápido, e, ademais, faz projeção sobre todas as doenças, quaisquer que sejam, que possam afetar o corpo humano, bem como sobre todas as feridas, cânceres, fístulas, feridas abertas, bubões, abcessos e tudo o que possa ocorrer externamente ao corpo humano. Portanto, esta Pedra não está sob o trabalho Mineral, mas sim sob o Vegetal.
Ela é o princípio do Livro Vegetal e o fundamento; esta Pedra é chamada Lapis Philosophorum, a Pedra Mineral é chamada Lapis Mineralis, e a terceira Pedra é chamada Lapis Animalis. Esta Pedra é o verdadeiro Ouro Potável, a verdadeira Quintessência que procuramos, e não outra coisa neste mundo além desta Pedra. Portanto, os Filósofos dizem: Quem conhece nossa Pedra e pode prepará-la, não precisa de mais nada. Por esta razão, eles procuraram esta coisa e nenhuma outra.
Conclusão
Por fim, meu Filho, entenda que o conhecimento desta Arte é um dom divino, confiado apenas aos justos. Se você a usar com humildade, para o bem da humanidade e para glorificar o Criador, encontrará nela todas as riquezas e curas que um homem poderia desejar. No entanto, se a usar com intenções egoístas ou impuras, Deus retirará seu favor, e você será punido pela própria Arte que buscou.
Lembre-se, portanto, de que nós, Filósofos, ocultamos o nome desta Pedra por uma boa razão: ela deve permanecer nas mãos dos sábios, e não dos ignorantes. Que este conhecimento seja sua herança, e que você o use com sabedoria e retidão.
Bendito seja Deus em todas as Suas Obras.
Fim.