A LINGUAGEM MAÇÔNICA
by Immanuel
(Jorge Adoun)
A Maçonaria tem uma linguagem para expressar suas ideias, que se chama “o simbolismo”. Cada símbolo tem sete significados.
O maçom deve procurar conhecer e compreender perfeitamente o idioma simbólico.
Os símbolos maçônicos são ricos em ensinamentos de elevadas significações intelectuais, filosóficas, científicas, morais, espirituais e práticas.
Todos os maçons devem trabalhar para descobrir as ideias que representam os símbolos, porque nestas ideias se encontra a verdade, e a verdade nos fará livres.
Cada grau tem sua instrução simbólica especial, porém, sua base é uma só, e radica-se no grau de aprendiz.
A Maçonaria é um fato da natureza, que se repete diariamente em todos os seres conscientes e inconscientes, para o seu aperfeiçoamento físico, intelectual, moral e espiritual.
O trabalho do aprendiz consiste em desbastar a pedra bruta, isto é, em dominar suas paixões, eliminar suas imperfeições e seus vícios, aperfeiçoar seu espírito, retirando com a razão (cinzel) e com a vontade firme (malho) todas as asperezas que possam originar perturbações na sociedade ou na instituição. Por tal motivo, o aprendiz acode à luz que iluminou sua inteligência na iniciação.
O maçom atua sempre com equidade e franqueza (sinais), com linguagem leal e sincera (palavras), com obras e fraternal solicitude (toques) para com seus irmãos.
Loja justa e perfeita é a que conta sempre com sete irmãos, dos quais cinco devem ser mestres, representando as cinco luzes: o venerável, os dois vigilantes, o orador e o secretário. Representam os cinco sentidos dentro do corpo.
Essas três luzes são: a sabedoria (do Ven⸫, simbolizada pela estátua de Minerva); A força (do 1° Vig⸫, pela estátua de Hércules que está no Ocidente); a beleza (representada pelo 2° Vig⸫ e a seu lado a estátua de Vênus Citérea). Em suma, essas três luzes são, a trindade divina no cosmo e no homem: Pai, Mãe, Filho; fé, esperança, ca-ridade; poder, saber, movimento etc.
As horas do trabalho maçônico (meio-dia; meia-noite) significam que o homem deve chegar à mais alta iluminação para poder trabalhar para o bem da humanidade. Meio-dia é a hora luminosa do Sol.
A Maçonaria é uma escola iniciática, uma academia de aprendizagem tradicional e universal, que aspira ao magistério da verdade e ao exercício da virtude, começando o iniciado por estudar-se a si mesmo. Então começa o verdadeiro trabalho na pedra bruta, e a renovação de seu próprio “Eu”, que é do grau de aprendiz.
A Maçonaria é a ciência positiva que determina o critério da verdade e forma novos homens de espírito ele-vado, de convicções firmes, consciência reta e moral sem mancha…